“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Projeto Educação Cívica na Escola


Projeto Educação Cívica resgata valores esquecidos e motiva alunos da João Ceribelli Pacca

Quarta-feira, 27 de Março de 2013
Projeto Educação Cívica resgata valores esquecidos e motiva alunos da João Ceribelli Pacca
Hinos Nacional, da Independência, da Proclamação da República, da Bandeira e o de Presidente Prudente. Esses foram os sons entoados na manhã desta quarta-feira (27/03) pelos mais de 40 alunos da Escola Municipal Doutor João Ceribelli Pacca, na Vila Nova Prudente, juntamente com os músicos que integram a Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8). Este, conforme a responsável pela unidade, Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira, é o terceiro ano que o Projeto ‘Educação Cívica na Escola’ contempla os meninos e meninas.
Ela afirma que a escola realizava todas as sextas-feiras o culto a Bandeira, mas a iniciativa veio ao encontro com a ação que faz parte do calendário da unidade. “A partir do ‘Educação Cívica na Escola’ os alunos se interessaram mais em aprender os hinos e a decorar as letras. Eles têm até mais disposição e prazer para entoar os hinos. Acredito que pelo fato deles verem os policiais cantando e tocando dá mais disposição e eles se sentem mais motivados”, pontua, para acrescentar que o projeto contextualiza os trabalhos realizados pela unidade.
“Os alunos do 1º ano, por exemplo, ainda não estão alfabetizados, mas cada um tem sua folha com o hino. Além de contextualizar o trabalho de civismo, é uma maneira de incentivarmos eles a se interessarem pela leitura. Embora eles não estejam alfabetizados, já entendem o porquê da existência de cada hino” complementa.
A responsável pela unidade conta que antes os alunos cantavam apenas os hinos Nacional e o a Prudente, e que agora, mesmo com o acréscimo de outros, eles têm mais interesse em aprender. “Percebemos que os alunos começaram a entender os hinos, a se olharem mais como brasileiros, pois antes de serem prudentinos eles são brasileiros. Antes não tinha essa conexão de pensamentos”, salienta.
Questionada se o projeto juntamente com o reforço do civismo ofertado pela escola tem contribuído para a formação de crianças e jovens mais patriotas, Oliveira é categórica em afirmar que “o caminho é este”. “Acredito que estamos no caminho de gerar essa consciência patriota. As crianças são vão conseguir entender se ensinarmos, e estamos fazendo isso. Hoje elas têm mais noções sobre o valor cultural de cada hino, a sua história, entre outras peculiaridades”, revela.
Ela diz ainda que mais que “resgatar os valores cívicos que estavam esquecidos há muito tempo”, o Projeto ‘Educação Cívica na Escola’ possibilitou que as crianças passassem a enxergar a figura do policial de forma diferente. “Penso que eles viam os policiais como uma figura ostensiva, que atua só para prender o bandido. Quando eles vêem os policiais tocando e cantando olham de maneira diferente. O projeto mudou totalmente o jeito deles olharem pra um policial”, frisa.
Por fim, o subtenente da Polícia Militar (PM) e maestro da banda, Inácio Bratifisch, ressalta que o projeto existe há três anos, e que no quinto ano todas as crianças da Rede Municipal de Ensino já deverão ter passado pelo ‘Educação Cívica na Escola’. Em relação a inserção do hino da Proclamação da República, a novidade deste ano, ele fala que a partir do ano que vem todos os alunos devem ter condições de entoá-lo sem titubearem.
“A partir do ano que vem faremos apenas manutenção deste hino, pois acreditamos que todas as crianças terão condições de cantá-lo. O da Proclamação da República é pouco executado, mas devemos dar ênfase nele, uma vez que ele marca a mudança do Brasil de império para república”, enfatiza. (Por Guilherme Santana)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, mas lembre-se, seja respeitoso nos comentários.